Logo Nubea

O Laboratório de Ética nas Relações de Trabalho e na Educação é um grupo de pesquisa sobre violência em ambientes de trabalho e de educação, em especial no ambiente universitário, privilegiando uma abordagem ética e de Direitos Humanos. O grupo de trabalha com os referenciais teóricos das políticas de identidade, movimentos sociais, políticas específicas e de reconhecimento, como também e formular políticas institucionais; assim como referenciais teóricos com a abordagem da Ética Organizacional objetivando compreender e intervir em situações de trabalho, valorizando a autonomia e a responsabilidade comum na construção cotidiana de ambientes de trabalho respeitosos e livres de violência.
Temos atuação na Comissão de Direitos Humanos e Combate às Violências na UFRJ, inicialmente constituída a partir da Campanha “Não se cale!”; e na Comissão de Direitos Humanos da Faculdade de Medicina, mobilizando coletivos, grupos de pesquisa, setores institucionais da comunidade universitária contribuindo para a construção de políticas de Direitos Humanos que previna e atue no combate às violências no ambiente e comunidade universitária. Também atuamos na Câmara de Políticas Raciais, ligada à Comissão de Relações de Trabalho da Pró Reitoria de Pessoal (PR4).
Estamos na coordenação da disciplina optativa “Relações étnico raciais e políticas de Estado” do curso de Defesa e Gestão Estratégica Internacional; e que também colaborou na construção de disciplina semelhante para o curso de Direito da UFRJ.
Ofereceremos, a partir de 2019-1 disciplina optativa de Direitos Humanos para a Faculdade de Medicina. Ofereceremos, a partir de 2019-1 disciplina optativa de Ética Organizacional para a pós-graduação.
Também oferecemos os cursos de capacitação sobre “Violências e Assédio Moral no Trabalho” para trabalhadores da UFRJ e “Saúde da População Negra” para trabalhadores e alunos da UFRJ, e também trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.
Integramos os Comitês de Saúde da População Negra do município e do estado do Rio de Janeiro; assim como o GT de Relações Raciais da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia.

Caroline Linhares de Souza

Claudia Paraizo

Gabriela Bertti da Rocha Pinto

Hergus Torres dos Santos

Karine de Lima Guedes

Luciana Narciso

Luciene Lacerda

Marina Cortez

Marisa Palácios

Pedro Sá - Coordenação

Roberta Georgia

Thiago Amorim

Projetos e Atividades
- Participação no Grupo de Trabalho de Combate às Violências no ambiente universitário da UFRJ.
- Cursos de capacitação sobre "Violênicas e Assédio Moral no Trabalho" e "Saúde da população negra"