De agosto a novembro/2019, realizaremos o Ciclo de Debates Quartas do NUBEA com temas relevantes da área e aberto a todos

(sem necessidade de inscrição prévia, sujeito a lotação). Confirme interesse aqui no evento para receber informações sobre a programação.

Aguardamos vocês!

quartas nubea

Dia 30/10/2019 das 17 às 20h no Auditório da Casa da Ciência/UFRJ

Interação humana com as novas tecnologias digitais

Como interagimos com as tecnologias? Quais são suas interfaces? E como vamos interagir no futuro? Com base nos preceitos da Ergonomia e da comunicação humano-máquina, vamos discutir como estamos interagindo hoje como as máquinas (computadores, internet, inteligência artificial, machine learning, robôs, IoT, smart cities, etc.) e como são suas interfaces.

Manuela Quaresma possui graduação em Desenho Industrial pela UniverCidade, mestrado e doutorado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).   Pesquisadora e professora do departamento de Artes & Design da PUC-Rio. Coordenadora do  grupo de pesquisa do CNPq, Ergodesign e Usabilidade de Interfaces Físicas e Digitais.

Riscos éticos e organizações públicas

Porque falar de “riscos éticos”?  O que estamos procurando? Por quais razões certas organizações públicas se interessam por eles? E quais os benefícios que eles podem esperam? A conferência será a ocasião de introduzir na ética pública e organizacional esta abordagem, a qual coloca as vulnerabilidades das organizações no coração das suas preocupações.

Tais abordagens estimulam a reflexão sobre o lugar e a necessidade da ética neste contexto tecnológico, onde máquinas e homens compartilham espaços através de ações e engajamentos participativos.

Luc Bégin é Professor titular da Faculdade de filosofia da Universidade Laval - Québec -CA . Responsável pela criação do Instituto de Ética Aplicada da mesma Universidade (IDEA). Diretor de ensino e pesquisa em ética pública, aplicada, profissional e organizacional e Diretor da revista Étique Publique.

Debate coordenado pela equipe do LABERTE – Laboratório de Relações de Trabalho e Ensino do NUBEA – CCS/UFRJ

BANCA DE PROMOÇÃO À PROFESSORA TITULAR DE MARISA PALÁCIOS

Cartaz Marisa O Núcleo de Bioética e Ética Aplicada tem a honra de convidar para a Banca de Promoção à Professor Titular da Professora Marisa Palácios, nossa diretora, que será realizada no dia 1º de julho.

A banca, composta pelos professores José Roberto Lapa e Silva - FM - UFRJ; Rita Leal Paixão - Instituto Biomédio - UFF; Aloisio Gomes da Silva Junior - ISC - UFF; Otilio Machado Pereira Bastos - Instituto Biomédico - UFF e e Ana Lucia Abrahão da Silva - Escola de Enfermagem - UFF, se reunirá as 9h para a conferência do Relatório de Atividades da candidata e em seguida será realizada a apresentação do Memorial e proferida a Conferência "A construção do campo de saberes e práticas da bioética no Brasil" pela mesma.

O evento será realizado na sala Moniz Aragão que fica no segundo andar do Palácio Universitário situado no Campus da Praia Vermelha - UFRJ.

PROJETO DE EXTENSÃO: ÉTICA EM PESQUISA PARA PARTICIPANTES DE PESQUISA

Cartaz 1 Proj. Extenso LABEPInscrições abertas para graduandos da Faculdade de Medicina, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional interessados em participar do Projeto de Extensão Ética em Pesquisa para participantes de pesquisa.

O Projeto objetiva capacitar estudantes a proporcionar a pacientes potenciais participantes de pesquisa, uma compreensão mais adequada do mundo da pesquisa clínica e de seus direitos como participante dela; promover a compreensão dos participantes de pesquisa sobre o ambiente da pesquisa clínica, seus direitos e garantias fundamentais, para garantir que estes possam estabelecer uma relação menos desigual com a equipe de pesquisa; promover o aperfeiçoamento de pesquisadores e futuros pesquisadores.

Serão selecionados 20 estudantes que participarão de reuniões com a equipe executora e, posteriormente, de forma efetiva de projeto.

I SEMINÁRIO DE AVALIAÇAO, PROSPECÇÃO E PLANEJAMENTO DO NUBEA

Seminrios Nubea 1

Ao completar um ano de sua aprovação como unidade acadêmica da UFRJ, o Nubea realizou o I Seminário de Avaliação, Prospecção e Planejamento. Neste encontro, o setor administrativo, as coordenações e os laboratórios apresentaram as atividades desenvolvidas no decorrer do ano de 2018, nos campos administrativo, de ensino, pesquisa e extensão, as atividades em articulação com outras unidades da UFRJ e outras instituições de ensino e saúde no país e fora dele.

Foram debatidas propostas para o próximo ano. Diante da conjuntura complexa pela qual passa o país, o seminário reafirmou a certeza de que o debate em torno da Bioética e da Ética Aplicada são de extrema importância para a sociedade, e a equipe envidará esforços para que suas atividades sejam realizadas com êxito.

V JORNADA DE BIOÉTICA - 2018 - Bioética nas Práticas Cotidianas

V JORNADA DE BIOTICA PPGBIOS

Todos os anos, desde a criação do PPGBIOS, os alunos realizam a Jornada de Bioética. São três dias de debate acerca de diversos temas abordados sob o olhar da Bioética.

Este ano a Jornada, intitulada Bioética nas Práticas Cotidianas, será realizada nos dias 4, 5 e 6 de dezembro, no auditório 91 - 9o andar da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UFRJ.

TESE DE DOUTORADO DE PROFESSORA DO NUBEA RECEBE MENÇÃO HONROSA DA CAPES  2017

premio capes de tese

Parabéns a Suane Soares, professora do Nubea, e a sua orientadora, Maria Clara Dias, professora do PPGBIOS, por estarem entre as teses que receberam menção honrosa da Capes.

Tese: UM ESTUDO SOBRE A CONDIÇÃO LÉSBICA NAS PERIFERIAS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

Programa do Pós-graduação em Bioética e Ética Aplicada

sbb bioeticaAnis site     OLE EDULAICA       lilacs bvsaudeperiodicos capespub medscieloWhatsApp Image 2018 08 20 at 18.44.40

UFRJ Nucleo de Bioetica e Etica Aplicada - CCS/UFRJ