*Santos, Gomes, Thomé, Schramm, Brito, Narciso, Palácios, Rego, Marinho, 2020.

 

Entender o racismo como determinante de saúde é fundamental. E neste momento em que atravessamos a pandemia da Covid-19 tal compreensão torna-se uma necessidade urgente, sob pena de enfrentarmos impactos ainda mais austeros sobre a saúde e as condições de vida de populações historicamente afetadas pelas desigualdades, inclusive em saúde.

Fernanda Lopes (2005) afirma que as pessoas negras têm seu “direito natural de pertencimento” negado e excluído, e isto vai determinar “condições especiais de vulnerabilidade”, produzindo, consequentemente, uma “inserção social desqualificada, desvalorizada (vulnerabilidade social)” e a “invisibilidade de suas necessidades reais nas ações e programas de assistência, promoção de saúde e prevenção de doenças (vulnerabilidade programática)”; desta forma, “mulheres e homens negros vivem em um constante estado defensivo” (p.9). Assim, para a autora, “essa necessidade infindável de integrar-se e, ao mesmo tempo, proteger-se dos efeitos adversos da integração, pode provocar comportamentos inadequados, doenças psíquicas, psicossociais e físicas (vulnerabilidade individual)” (p. 9).

Ao refletir sobre a relevância em considerar a relação “entre racismo e vulnerabilidades em saúde”, enfatizada por Werneck (2016, p. 537), compreendemos que é preciso retomar duas ações importantes levadas a cabo pelos movimentos negros, dentre estes notadamente mulheres e profissionais de saúde: a consolidação da discussão sobre o racismo institucional e seus efeitos sobre o pensar e a prática em saúde, e a proposição da coleta e o preenchimento obrigatório do quesito raça/cor nos sistemas de informação do SUS. Tais ações são fundamentais sob a perspectiva dos esforços para a implementação integral da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN), por meio da Portaria GM/MS nº 992, de 13 de maio de 2009.

  

Clique aqui para ler o artigo completo.

 

sbb bioeticaAnis site     OLE EDULAICA       lilacs bvsaudeperiodicos capespub medscieloWhatsApp Image 2018 08 20 at 18.44.40   

     

UFRJ Nucleo de Bioetica e Etica Aplicada - CCS/UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ